Estudar como escolher ações é como tosquiar um iaque

Você comprou prateleiras novas. Elas precisam ser instaladas na sala, mas estão ainda nas caixas, juntando pó há semanas. Poderia ser procrastinação, mas é mais do que isso. Você precisa da sua parafusadeira, que emprestou para seu tio Roberto.

O problema é que ele te emprestou um livro de receitas da Julia Child comprado na década de 70, em viagem a Nova York. Você até devolveria o livro em troca da sua ferramenta, mas deixou sua prima pegar o livro emprestado quando deixou na sua casa algumas almofadas de pelo de iaque que você pediu emprestadas para uma festa temática do Nepal, que você deu para impressionar alguns amigos. Uma das almofadas se rasgou e você precisa de lã de iaque para fazer o reparo.

Então, numa tarde de sábado, em que você poderia aproveitar suas prateleiras forradas de livros, desesperando-se com os primeiros fios de teia de aranha nas caixas fechadas, você vai ao zoológico de São Paulo. Começa a procurar um iaque para tosquiar e poder então cerzir a almofada da sua prima, ir até a casa dela pegar o livro de volta, levá-lo para seu tio, pegar sua parafusadeira e montar a estante.

Tudo isso para não ir até a Leroy Merlin, comprar uma chave de fenda de R$ 36,90 e apertar os parafusos na mão mesmo. Para não parafusar meia dúzia de tábuas na mão, você foi tosquiar um iaque.

Estudar como escolher as melhores ações é a mesma coisa. Você se esfalfa em um trabalho do qual você até gosta, mas não quer que seja a única coisa que faz na vida. Faz sobrar todo mês e precisa investir. Seu objetivo é trabalhar bons anos na profissão que escolheu, mas sem morrer de exaustão, ter algum lazer e tempo para a família, e poder se aposentar tranquilamente, não precisa nem ser muito cedo.

Você pesquisa um pouco e descobre que investir em ações para o longo prazo é uma das melhores formas de investir para seus objetivos de paz e tranquilidade. Pronto, você decide investir grande parte do seu tempo livre para aprender a escolher as melhores ações.

No começo, parece que não é tão difícil assim. Então você começa a estudar contabilidade: como analisar as demonstrações de resultado do exercício, a demonstração de fluxo de caixa e o balanço patrimonial. Porém, isso é insuficiente e você vai estudar valuation.

Isso ainda é insuficiente e você vai estudar macroeconomia, câmbio e juros. Ainda não basta, pois você precisa entender cada setor: os estoques chineses de minério de ferro, as reservas americanas de petróleo, as peculiaridades de cada segmento do setor elétrico, a demanda global por chips eletrônicos e quais empresas são capazes de fabricar placas de cada tecnologia. E sim, depois ainda precisa ler os balanços trimestrais de cada empresa que você acompanha.

Quando você se dá conta, gastou centenas de horas estudando — suficientes para um MBA, ou especialização na sua área de atuação e que fariam você ganhar mais dinheiro. Gasta dezenas de horas lendo resultados das empresas que você acompanha, fora ler notícias no seu dia-a-dia — tudo isso rouba seu tempo e sua atenção nos momentos de lazer e convívio com sua família.

Quando você se dá conta, percebe que está tosquiando um iaque. Você começou tudo isso para ter uma vida mais tranquila, fazendo seu trabalho, aproveitando seu lazer e sua família. Agora você dedica parte de sua vida a livros de finanças, cursos de gurus da bolsa, notícias financeiras e balanços trimestrais.

Investimentos indexados e ETFs passivos são a chave de fenda da Leroy Merlin. Eles permitem que você resolva de maneira simples uma questão importante da sua vida, sem precisar causar mais complicação do que você tinha inicialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *